Curriculo





O currículo é o seu vendedor, sua propaganda nas mãos do recrutador. Mas não se iluda. As boas empresas recebem dezenas, centenas de currículos por dia. E o que vai fazer o seu se destacar nesta pilha, não é um papel extravagante, uma fonte rebuscada, uma foto descontraída! O que o recrutador busca é conteúdo.


Então, em primeiro lugar, não cometa o erro de achar que escrever um currículo é apenas listar em uma folha de papel as empresas e cursos que fez.

Invista seu tempo para se repensar, analisar sua carreira, seus pontos fortes e fracos, aquilo que o destaca dos demais. A internet está cheia de sites que oferecem modelos de currículos que só precisam ser preenchidos. Não cometa este erro. Sua experiência é única, e seu currículo deve refletir esta diferença. Inspire-se nos modelos, mas crie seu próprio currículo.

Vamos nos colocar no lugar de um recrutador. Imagine ter que analisar uma pilha de dezenas de currículos de candidatos a uma determinada vaga. Com certeza, o que essa pessoa quer é ler informações relevantes, claras, focadas, em um formato limpo e não cansativo.

O currículo deve ter uma boa apresentação: papel de qualidade, branco, liso e em formato A4. Você não está criando um panfleto promocional. Evite bordas, molduras, imagens, gravuras e fotos. Imprima em formato retrato! Você não quer que o entrevistador tenha que virar seu currículo toda vez que o retirar da pilha. Use no máximo duas folhas, sem capas ou envelopes. Você pode passar uma imagem de ser prolixo e pouco focado. Lembre-se do recrutador e sua pilha de currículos: ele não quer perder tempo com informações irrelevantes.

Há uma frase de Henry Ford que quero usar como exemplo nesta situação. Ele dizia que o modelo T, que popularizou o carro, podia ser comprado em qualquer cor, desde que fosse preto. No caso da cor da fonte usada no currículo, vale o mesmo: preto é sempre o indicado. Já a fonte escolhida deve ser simples como Times New Roman, Arial ou Verdana, com tamanho entre 10 e 12. Menor que isso, fica ilegível e cansa. Maior que isso, vai parecer que você quer “engordar” o currículo aumentando a letra.

E por favor: Escreva corretamente! Não é preciso usar uma linguagem rebuscada. Escreva de forma simples, mas use a gramática e o dicionário. Pontue, acentue, corrija, confira, use o corretor automático, releia, peça ajuda dos amigos. Mas nunca entregue um currículo com erros.







Uma versão ou várias?

Muitas pessoas acham que devem escrever um só currículo e enviá-lo a todas as empresas. Esta é uma noção errada. Faça currículos personalizados. Pesquise a empresa, busque informações sobre o cargo, analise quais competências e quais realizações de sua carreira podem ser exploradas de forma a destacar você dos concorrentes.

Outra ideia errada é achar que o cargo pretendido deve ser deixado em aberto. Se coloque novamente no lugar do recrutador: ao se deparar com um currículo sem foco definido, ele vai considerar que o profissional não possui uma especialização e um conhecimento aprofundado em determinada área, o que certamente o desqualificará em comparação a outros candidatos.

Quanto ao conteúdo, o bom currículo deve conter uma caracterização sobre você, suas competências, realizações e conquistas. Precisa conter também informações sobre as suas experiências profissionais e sobre sua formação acadêmica, além de outros cursos e atividades que possam ajudar a definir você como profissional. Dizer que é voluntário em um programa de desenvolvimento de pessoas carentes é importante, mas falar que joga futebol toda terça-feira com os amigos pode não ser tão relevante assim.
E o fundamental: informações de contato atualizadas, completas e acessíveis. Se o recrutador não conseguir entrar em contato com você no momento em que decidir o processo de seleção, o que adiantou ter se dedicado tanto a escrever um bom currículo?

É hora de se preparar: você estará nesta situação outras vezes

Há alguns anos, as pessoas tinham um só emprego durante toda a sua vida. Quem trocava constantemente de emprego era malvisto pelas empresas. Tinha a “carteira suja”. Hoje, é não só comum como até recomendável que o profissional tenha várias experiências profissionais. Mantenha seu currículo atualizado. Isto não significa apenas reescrevê-lo. Significa que você precisa se desenvolver constantemente, alimentar sua rede de relacionamentos, alcançar novas conquistas e enriquecer sua carreira!





Erros que comprometem o seu currículo


10 falhas que mais acometem os currículos


Imaginou-se que a internet e os corretores ortográficos fossem suprimir os erros grotescos que aparecem em grande parte dos currículos, mas eles permanecem. Tanto nos currículos on-line - que possuem uma estrutura e formatação próprias - como nos elaborados nos programas de computadores.

Especialistas em carreira e em recursos humanos afirmam que a maioria dos equívocos não é capaz de eliminar os candidatos nesta primeira fase do processo seletivo, porém muitos profissionais deixam de ser localizados ou não são contatados por causa de alguns descuidos e falta de atenção.

Apesar de não ser fator eliminatório decisivo, erros nos currículos podem contar contra na hora de definir de quem será determinado cargo, caso o número oferecido de vagas seja restrito.

1. Falta de dados

Parece mentira, mas muitos recrutadores recebem currículos sem o nome do candidato. É um descuido grave, porque você pode deixar de ser contatado por um motivo óbvio. Em alguns casos, quando o candidato tem o perfil desejado e o endereço de e-mail dele é similar ao seu nome, o contato é realizado. Muitos esquecem ainda de informar dados essenciais como telefone e e-mail.

2. Candidatar-se à vaga diferente da formação ou do perfil

Isso acontece nos cadastros realizados nos sites de empregos. O candidato é analista de marketing, mas se inscreve para outras vagas como analista de comunicação ou de recursos humanos. Ele não é encontrado e perde oportunidades por causa desse equívoco.

Observação: Segundo Jaqueline, o candidato pode especificar até três áreas de interesse, desde que elas estejam interligadas. Exemplo: Administrativo-financeira, Administrativo-comercial, Finanças.

3. Currículo incompleto

Grosso modo, também acontece no formato on-line, por descuido, pressa ou falta de atenção. Antes de preencher todas as páginas para finalizar o currículo, o candidato para de lançar seus dados em determinada página deixando-o incompleto.

4. Não informar os projetos universitários e os trabalhos voluntários

Essas informações são válidas principalmente para quem não tem - ou tem pouca - experiência. E pode m fazer diferença na decisão final quando será determinado quem ficará com a vaga.

Para Ana, estas atividades podem ser listadas no campo “Experiências Profissionais”. Jaqueline recomenda citar os dados no final do currículo, como “Informações Adicionais”. Ela recomenda informar apenas as três principais vivências, de acordo com a vaga oferecida, no campo “Experiências Profissionais”.

5. Currículo muito extenso

O ideal é que o currículo caiba em uma folha de papel sulfite, no máximo em duas. Para evitar excessos, você deve selecionar os itens mais importantes de sua vida profissional. Uma dica é informar apenas os cargos mais relevantes em sua carreira, dessa forma o recrutador vai entender que para chegar onde está atualmente você percorreu um trajeto, que poderá ser detalhado na entrevista.

Outra orientação é citar apenas a formação de nível mais alto, apesar de que, segundo Ana, muitas empresas valorizam o “Histórico Escolar” do candidato. Daí a importância de você conhecer a organização para qual vai enviar o currículo.

6. Erros de português

Tome como base seu corretor automático, mas não confie plenamente nele. Se houver dúvida, consulte uma pessoa para saná-la.

7. Redundância

Cada informação no currículo deve ser única. Se você optou pelo “Resumo das Qualificações” no início do documento não há necessidade de detalhar função e atividades realizadas na empresa no campo “Experiências Profissionais”. Nesse caso, informe apenas o nome da organização e o período que ficou nela. A redundância só se justifica se você tiver experiência em diversas companhias e atuou em atividades diferentes em cada uma delas. Lembre-se: o emprego mais recente vem primeiro e assim sucessivamente.

Da mesma maneira, se preferiu anexar o currículo a uma carta de apresentação não há necessidade do “Resumo das Qualificações” tampouco esmiuçar funções e atividades no item “Experiências Profissionais”.

8. Despersonalização

As consultorias de recursos humanos vêm recebendo currículos de estética similares, como se todos os candidatos tivessem o mesmo estilo. Para Ana, o currículo deve ter os mesmos cuidados de um cartão de visita. O papel deve ser de qualidade; a diagramação deve parecer profissional.

9. Formatação rebuscada ou exagerada

Há candidatos que escolhem o tamanho de letra 20 para destacar o nome dele. Outros utilizam borda na página do currículo. Especialistas recomendam bom senso. Personalizar não significa transformar o currículo em um enfeite. Ele continua sendo um documento que diz muito sobre você.

10. Informar o e-mail corporativo

Esta é uma falha grave. Além de não conseguir a vaga que almeja, o candidato coloca em risco o emprego atual. Informe sempre o endereço de e-mail pessoal.

Dilemas
Devo usar foto no currículo? Sou graduado, detalho meus dados escolares de nível médio? E números de documentos como RG ou CPF, devo informar? A resposta é: depende.

Ana recomenda a utilização da foto em tamanho 3x4 em todos os casos. Jaqueline afirma que o uso só se justifica para profissões específicas, como a de modelo.

Informar a escola, período e cidade onde cursou os ensinos fundamental e médio também provoca controvérsia. Segundo Ana, algumas empresas investigam ou exigem que o candidato informe estes dados. É desnecessário, caso o candidato tenha formação de nível mais elevado.

Ana orienta ainda informar o número de documentos pessoais como RG e CPF. Segundo ela, algumas companhias exigem essas informações.

A professora, entretanto, diz que é preciso tomar cuidado com o excesso de dados pessoais, referindo-se aos endereços virtuais. De acordo com ela, é importante o candidato informar se participa de alguma rede social. Ele não deve, porém, poluir o currículo com todas as mídias das quais faz parte. “O adequado é informar apenas uma rede, a mais alinhada ao perfil da companhia”, recomenda Ana.

A melhor maneira de sanar outras possíveis dúvidas que possam surgir na elaboração do currículo, afirmam especialistas, é conhecer a empresa para a qual você vai enviá-lo.